Procurando dicas e alternativas para melhorar a gestão financeira de seu escritório de advocacia? Se a sua resposta foi “SIM”, você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, a Near You BPO, empresa especializada em gestão financeira empresarial separou 4 dicas essenciais para advogados que desejam otimizar as finanças do escritório.
São dicas simples e que você mesmo pode colocar em prática, e o melhor, sem precisar ser um verdadeiro expert em finanças empresariais.
Confira atentamente este conteúdo até o final e melhore os resultados financeiros do seu escritório de advocacia.
1.Controle o fluxo de caixa
Controlar o fluxo de caixa, ou seja, todas as entradas e saídas de recursos é uma das etapas mais importantes para melhorar a gestão financeira de seu escritório de advocacia.
Para que seja possível tomar decisões mais assertivas e assegurar a saúde financeira do escritório, é muito importante conhecer todas as fontes de receitas e também os custos envolvidos no negócio.
Com um bom controle de fluxo de caixa, o advogado pode identificar e cobrar clientes devedores, como também reduzir ou eliminar despesas não essenciais, preservando a saúde financeira do seu escritório.
2.Defina um pró-labore
Para manter a organização e melhorar a gestão financeira de seu escritório de advocacia, também é importante definir um pró-labore, ou seja, um valor previamente estabelecido para retirada mensal e remuneração do advogado e seus sócios (caso possua).
A definição do pró-labore, evita que as retiradas dos sócios comprometam o caixa do escritório, além de auxiliar no planejamento financeiro e na previsibilidade de caixa dos negócios.
Vale destacar que o valor do pró-labore precisa ficar dentro da capacidade de pagamento do escritório e precisa ser depositado em uma conta à parte, para separação das finanças pessoais e empresariais.
3.Defina uma reserva de emergências
Para aqueles que não abrem mão da segurança, estabelecer uma reserva de emergências é um passo muito importante na gestão financeira dos negócios.
Reserve mensalmente entre 5% e 10% dos lucros do escritório em um investimento de alta liquidez, como por exemplo, títulos CDB.
A aplicação de parte dos lucros para formar uma reserva, será útil para aqueles momentos onde as receitas ficam abaixo do esperado. Assim, você evita empréstimos, juros e endividamento.
4.Conte com o apoio de especialistas
Por fim, você também pode contar com o apoio de especialistas para cuidar da gestão financeira de seu escritório de advocacia.
Aqui na Near You BPO, por exemplo, você encontra todo apoio e assessoria que precisa para zelar pela saúde financeira do seu negócio.
Ao optar pelos nossos serviços em assessoria e gestão financeira, você poderá contar com:
- Software para gestão financeira;
- Conciliação de contas bancárias;
- Provisionamento de contas a pagar;
- Agendamento de pagamentos;
- Controle de fluxo de caixa;
- Análises de desempenho;
- Reunião por videoconferência;
- Relatórios e recomendações para melhorias de desempenho.
Deseja saber mais sobre os nossos serviços para melhorar a gestão financeira de seu escritório de advocacia, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!