A gestão financeira é a chave para manter um negócio funcionando de forma eficiente, lucrativa e principalmente, para que ele cresça de forma sustentável.
Por outro lado, muitos empresários e empreendedores, não possuem muita experiência ou conhecimento para gerir o financeiro de sua empresa.
Pensando nisso, escrevemos este artigo para falar sobre 5 dicas de gestão financeira para o seu negócio crescer, faturar mais e se tornar mais organizado e eficiente.
1.Separe as finanças pessoais das empresariais
A primeira coisa que qualquer empresário deveria fazer, mas que muitos que estão começando não fazem, é separar o que é conta pessoal das contas da empresa.
Mas a verdade é que por comodidade muitos empresários pequenos preferem usar o fluxo de caixa da empresa para pagar diretamente as suas despesas.
Isso está contabilmente errado e pode acarretar problemas caso for necessária uma auditoria, ou mesmo a simples conciliação bancária das entradas e saídas.
2.Fique de olho no nível de inadimplência
Uma das principais dicas para uma boa gestão financeira é permanecer constantemente de olho no nível de inadimplência da companhia.
A realidade é que todas as empresas sofrem com inadimplência em maior ou menor grau. Mas apenas aquelas desorganizadas permitem que isso afete suas operações.
Então, ao observar o nível de inadimplência o empresário tem duas opções principais:
- Estabelecer métodos de cobrança mais eficientes;
- Dispensar os clientes não pagantes e buscar novos.
3.Terceirizações ajudam a economizar
Uma empresa é criada para atender a um serviço específico e, portanto, é segmentada em um setor, exercendo uma atividade principal. Nenhuma empresa é 100% autossuficiente.
Tendo dito isso, uma das melhores estratégias para se obter uma boa gestão financeira é apostando na terceirização. Alguns exemplos de setores que podem ser terceirizados:
- Contabilidade;
- Limpeza;
- Tecnologia da Informação (TI);
- Departamento financeiro.
4.Estabeleça um orçamento responsável para o ano
Tendo como base o faturamento do ano anterior menos todas as despesas e mais a projeção de crescimento para o ano vigente, é possível planejar um orçamento.
Todas as grandes empresas, incluindo o governo, planejam o seu orçamento para o ano, e isso é uma das principais características de uma boa gestão financeira.
Então, se acontecer algum imprevisto, é possível quantificar o impacto que ele pode ter e, consultando o orçamento, remanejar os recursos disponíveis para lidar com ele.
Ao contrário, sem um orçamento definido, a empresa acaba sendo gerida de forma instintiva e irresponsável, fazendo com que as tomadas de decisão sejam menos efetivas.
5.Invista em conhecimento
Por fim, a dica mais importante de todas sobre gestão financeira: invista em conhecimento. Aprender sobre os financeiros que organizam a empresa é fundamental.
Inclusive, o que não falta hoje em dia são oportunidades e ferramentas para aprender a como gerir melhor uma empresa. Por exemplo, o SEBRAE oferece ótimos cursos.
Também é perfeitamente possível encontrar um ótimo conteúdo de qualidade gratuitamente na internet, em sites como o próprio Youtube.
Quanto mais você entender do assunto, mais confiança você terá para gerir o financeiro da sua empresa. É claro que tendo um parceiro como a Near You fica tudo mais fácil.