Organize a tesouraria de sua empresa!

A tesouraria de uma empresa possibilita acompanhar o fluxo financeiro de um negócio. Entenda como organizá-la.

A tesouraria é um dos setores mais importantes de uma empresa, pois controla todo o fluxo financeiro do negócio, permitindo o acesso a informações que demonstram a situação real dos gastos, dívidas e prospecções.

Além disso, é possível fazer uma análise detalhada para avaliar as possibilidades de investimentos, seja na compra de equipamentos ou na expansão das atividades. Por isso, é fundamental que esse setor esteja sempre organizado, com gerenciamento efetivo dos gastos e das receitas da empresa.

Se essa ainda não é a realidade do seu negócio, siga neste artigo e veja 3 dicas para resolver essa situação e deixar sua empresa organizada de uma vez por todas.

3 dicas para organizar a tesouraria

1. Tenha disciplina

Não importa o tamanho do seu negócio, a disciplina é fundamental para a organização e manutenção do setor financeiro. Por isso, é importante contar com profissionais capacitados e também com os recursos tecnológicos que auxiliam na realização de tarefas rotineiras.

E preciso registrar toda a movimentação do caixa detalhadamente. Portanto, pagamento de despesas, compras de insumos, faturamento, custos fixos e variáveis, dívidas e lucro, são dados fundamentais para a tesouraria.

É preciso acompanhar esse setor diariamente, mesmo que as movimentações financeiras sejam poucas. Assim, é possível avaliar as oscilações e criar estratégias para melhorar o fluxo de caixa.

Lembre-se: mesmo que o valor de uma movimentação seja pequeno, não omita esse dado, pois até mesmo gastos de menor valor podem fazer toda a diferença nos cálculos.

2. Separe contas pessoais e jurídicas

A separação entre conta pessoal e jurídica é um dos grandes desafios, especialmente para pequenos empresários. No entanto, é uma ação indispensável para o empreendedor que deseja obter sucesso em seu negócio.

Além disso, é preciso considerar que não se pode gastar as entradas financeiras em sua totalidade, ou seja, o dinheiro da empresa não é seu para uso pessoal. Por isso, é importante definir um pró-labore para o proprietário e registrar essa retirada como despesa. Após pagar todas as contas, custos e despesas, guarde o valor excedido para utilizar em possíveis investimentos e emergências.

3. Otimize a tesouraria da sua empresa

O controle financeiro é essencial para descobrir os obstáculos na gestão, ou seja, quais ações estão resultando em gastos excessivos. A partir dessa informação será possível elaborar um planejamento econômico estratégico.

Nele, devem estar descritas as ações para redução de custos e despesas, aumentando assim a lucratividade do seu negócio. Além disso, é preciso atentar-se às datas de vencimentos das contas a pagar. Manter os pagamentos em dia é fundamental para evitar perder dinheiro com taxas e juros.

Definir um orçamento periódico é essencial para a empresa crescer. Sendo assim, defina um valor mensal que se pode gastar. É importante que os gestores não ultrapassem o limite. Dessa forma, em pouco tempo seu negócio terá recursos para expandir as atividades, comprar equipamentos, contratar novos profissionais ou mesmo investir em soluções modernas

Conte com a Near You Contabilidade

Organizar a tesouraria da sua empresa é de extrema importância é importante tomar ações a respeito. Contar com profissionais especializados certamente tornará a esse processo muito mais rápido e efetivo.
Na Near You é possível encontrar o suporte que precisa para ter uma tesouraria muito mais eficiente. Entre em contato conosco hoje mesmo.