A contabilidade consultiva é nada menos que um acompanhamento do contador onde o mesmo oferece soluções e estratégias para um determinado tipo de negócio.
Ou seja, a contabilidade consultiva é a forma de olhar com mais precisão sobre as principais necessidades e objetivos que uma empresa visa ter.
Este acompanhamento permite detalhar quais situações precisam ser mudadas, estratégias e principalmente planejamento tributário, financeiro e contábil.
Entende-se que o trabalho de uma contabilidade é uma maneira de garantir que todos os procedimentos internos estão sendo feitos e de forma correta.
Acompanhe neste artigo como funciona a contabilidade consultiva. Prossiga com a leitura até o fim.
O que é contabilidade consultiva?
A contabilidade consultiva funciona como uma maneira de assegurar uma empresa, isto é, fazer uma avaliação sobre os principais fatores que precisam ser mudados.
Ou seja, o contador e o seu cliente criam uma relação onde são colocados os pontos importantes e as necessidades que a empresa tem de manter seus negócios lucrando.
Já o contador tem o papel de acompanhar as formas como estão sendo executados os procedimentos, sobretudo, o desenvolvimento que a empresa está adquirindo.
Porque é necessário ter contabilidade consultiva na empresa?
O principal motivo para ter a contabilidade consultiva na empresa é para manter o acompanhamento das transações da empresa e verificar se está nos conformes.
Também é trabalho da contabilidade verificar e orientar acerca de dívidas e outras condutas que possam prejudicar os resultados da empresa.
Portanto, ter a contabilidade consultiva na empresa traz resultados eficientes na gestão principalmente na tomada de decisão sob os rumos dos negócios.
Quais os benefícios que ela traz?
O olhar analítico de um contador acompanhando todas as transações da empresa, traz inúmeros benefícios tanto a longo quanto a curto prazo. Confira os principais benefícios:
1- Ajuda na tomada de decisão do gestor, visto que tem amplo acesso às informações financeiras e contábeis da empresa.
2- Fornece informações precisas acerca do patrimônio da empresa. Principalmente nas questões onde estão havendo prejuízos.
3- Elabora um planejamento financeiro e tributário, tanto nos casos de recuperação da empresa, quanto para estratégias de manter a lucratividade.
4- Estrutura o planejamento tributário fazendo com que as empresas tenham redução da carga tributária.
5- Permite rever estratégias ou criar novas para as finanças e investimentos da empresa.
6- Traz confiabilidade sobretudo de acionistas, sócios ou investidores pois conta com o suporte de uma assessoria contábil constantemente em seus negócios
Por fim, a contabilidade consultiva é uma excelente ferramenta quando o assunto é cuidar, fiscalizar e acompanhar as movimentações de uma empresa focando em soluções assertivas.
Além disso, esse serviço monitorado pelo contador é fundamental para qualquer negócio, nicho ou segmento pois foca nas necessidades que cada empresa tem ou precisa.
Se a sua empresa está buscando os serviços da contabilidade consultiva, a Near You pode te ajudar. Acesse o site e fale agora mesmo com um de nossos consultores.