Assim como qualquer outro empreendimento, as agências de marketing também estão sujeitas a cometer falhas que podem causar um impacto muito negativo em seu negócio.
Geralmente esses equívocos são cometidos por falta de conhecimento sobre gestão financeira, de tal forma que dificultam o desenvolvimento da empresa.
Portanto, se você espera ocupar um lugar de destaque em um mercado tão competitivo, precisa contar com o amparo de um bom especialista.
Confira!
Erros financeiros: quais os riscos para sua agência de marketing?
Sem dúvida, os erros financeiros são os que mais dificultam a sobrevivência de uma empresa.
O impacto pode ser tão grande, que o empreendedor pode se ver obrigado a decretar a falência do seu negócio.
Para que sua agência de marketing consiga honrar com seus compromissos e conseguir realizar investimentos em prol do aumento da sua lucratividade, é fundamental ter uma gestão financeira eficiente, que coloque em prática as técnicas mais modernas para otimizar suas finanças.
Portanto, se você não deseja fazer parte da estatística dos empreendedores que fecham suas portas antes mesmo de completar 5 anos de existência, dê maior atenção ao setor financeiro.
Finalmente, destacamos abaixo os erros fatais que podem comprometer de maneira expressiva o desempenho da sua agência de marketing.
1 Misturar as despesas pessoais e empresariais
Conforme dito no início do post, este é um dos principais erros do setor financeiro, não apenas das agências de marketing, mas em diferentes segmentos do mercado.
É muito comum que o dono ou sócios da empresa façam retiradas financeiras para arcar com suas despesas pessoais.
Porém, quando for preciso fazer o pagamento de uma conta referente a manutenção da empresa, como os serviços de água e luz, pode não haver saldo suficiente.
2 Não controlar o fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa é muito importante para que o administrador possa avaliar o desempenho do seu negócio.
A partir do uso dessa ferramenta é possível monitorar todas as despesas e recebimentos da agência de marketing.
A periodicidade em que o controle do fluxo de caixa deve ser escolhida conforme as necessidades da empresa, mas normalmente pode ser:
- Diariamente;
- Semanalmente;
- Quinzenalmente;
- Mensalmente.
3 Não contar com o auxílio de uma assessoria de cobrança
De fato, o profissional responsável pelo departamento financeiro tem uma rotina de trabalho bastante sobrecarregada e, muitas vezes, ainda fica responsável por fazer as cobranças.
Essa atitude é um grande erro, pois, o colaborador dificilmente conseguirá resolver as suas atribuições e com isso a empresa fica com a recuperação de crédito negligenciada.
Nesse sentido, a melhor alternativa é contar com o trabalho desenvolvido por um profissional qualificado, dessa forma fica mais fácil fazer uma cobrança efetiva dos seus devedores.
Conclusão
Definitivamente, não há como abrir mão de uma boa gestão financeira se o objetivo da sua agência de marketing é conquistar o sucesso e reconhecimento no mercado em que atua e evitar erros financeiros.
Assim sendo, se você ainda encontra dificuldades em adquirir estabilidade devido à falta de verba para novos investimentos, coloque o seu financeiro sob os cuidados de quem realmente entende.
A Near You pode ajudar a sua empresa nisso! Entre em contato conosco.