Melhorar os fluxos de caixa de pequenos negócios consiste em registrar os seus recursos com todas as entradas e saídas do período. Os pequenos negócios representam 52% das empresas no Brasil e são estas que fornecem a maior geração de empregos.
Com um percentual tão alto, é mais do que provado que fazer uma boa gestão dos negócios é fundamental para a empresa se manter no mercado. Os fluxos de caixa são a parte mais importante, pois além de armazenar os recursos de um negócio, também é fundamental para tomada de decisões de crescimento do empreendimento.
Confira como melhorar os fluxos de caixa de forma eficiente, continue com a leitura até o fim.
Fluxos de caixa: o que é e qual sua importância na empresa?
Os fluxos de caixa são os armazenamentos de recursos disponíveis em uma empresa. Esta é uma ferramenta indispensável para avaliar a situação financeira do negócio.
Existem inúmeros motivos de suma importância para fazer os fluxos de caixa. Aqui vão alguns:
- Auxilia o gestor na tomada de decisão;
- Controla tudo que entra e tudo que sai;
- Garante previsibilidade em casos de emergência ou crises financeiras;
- Permite avaliar a possibilidade de fazer investimentos;
- Sabe exatamente quanto tem disponível para pagas as despesas;
Na prática, esse controle é essencial para organizar as finanças do empreendimento.
Passo a passo para melhorar os seus fluxos de caixa
Não é porque uma empresa é de pequeno porte, que sua gestão deve ser feita de maneira menos profissional. Fazer os fluxos de caixa correto é fundamental para a saúde financeira da empresa. Confira abaixo um passo a passo de como melhorar os seus fluxos de caixa:
1- Registre as entradas e saídas
Pode parecer um pouco óbvio e clichê, mas existem inúmeros empresários que desprezam ou não realizam este processo.
Registrar as entradas significa armazenar com a data do dia, os valores que entraram na conta, ou que foram pagos em dinheiro (em caso estabelecimentos comerciais);
Já as saídas são as despesas, isto é, as obrigações de contas que uma empresa tem para pagar.
2- Faça o controle de estoque
Pequenos negócios que mantêm um estoque precisam cuidar muito bem dos seus ativos. Dessa forma é fundamental avaliar quais itens vendem mais e ficar de olho na fabricação e validade dos itens.
3- Atualize e acompanhe os fluxos
Não basta apenas registrar as entradas e saídas e fazer um controle eficiente de estoque. Esses dados precisam estar constantemente atualizados para verificar o desempenho e possíveis erros.
Fazer o comparativo das finanças também ajuda o gestor na tomada de decisão e principalmente a apurar os lucros ou prejuízos, criando estratégias para aumentar sua lucratividade.
Conclusão
Pode-se concluir que pequenos negócios também precisam fazer uma boa gestão de seus recursos, no entanto com a correria esse processo pode acabar ficando para trás.
A Near You tem estratégias focadas no desenvolvimento do seu negócio através da análise dos fluxos de caixa, acesse o site e fale com nossos especialistas!