A gestão financeira é um fator fundamental para auxiliar gestores na tomada de decisões em agências de marketing que pretendem crescer e consolidar a sua marca no mercado.
É indiscutível que garantir a saúde financeira por meio de boas práticas de gestão, é um dos primeiros passos para o sucesso de toda e qualquer empresa.
Por sua vez, as boas práticas de gestão financeira para agências de marketing, são aquelas que permitem:
- O controle de fluxo de caixa;
- O controle de contas a pagar e a receber;
- A conciliação de movimentações bancárias;
- A análise e acompanhamento de relatórios.
Não restam dúvidas, uma organização e gestão financeira eficiente facilitará a tomada de decisões importantes para o futuro dos negócios.
Relatórios na Gestão Financeira em Agências de Marketing
Se você deseja alavancar os negócios da sua agência de marketing, começando pela implantação de boas práticas de gestão e controle financeiro, conheça os relatórios abaixo:
1.Demonstração de Resultado de Exercício – DRE
A DRE é um relatório que apresenta uma visão completa da saúde financeira das empresas em determinado período.
Esse relatório detalha todas as receitas, despesas, custos e lucros por categoria, auxiliando o gestor na tomada de decisões importantes para o futuro dos negócios.
Por meio da DRE, é possível determinar se a empresa obteve lucro ou prejuízo em determinado período e as despesas e receitas que fizeram com que a empresa alcançasse determinado resultado, seja ele positivo ou negativo.
2.Relatório de Fluxo de Caixa
O Relatório de Fluxo de Caixa permite que os gestores analisem em alto nível de detalhamento todas as entradas e saídas de recursos do caixa da agência de marketing em determinado período.
Através do fluxo de caixa, é possível identificar despesas que podem ser otimizadas e projetar a posição futura do caixa da empresa, antecipando a tomada de decisões importantes com foco no futuro dos negócios.
3.ROI – Retorno sobre o Investimento
Por sua vez, o ROI – Retorno sobre o Investimento permite que os gestores de uma agência de marketing consigam medir o retorno gerado pela empresa com base nos investimentos realizados.
Na prática, podemos afirmar que quanto maior o ROI, ou seja, retorno obtido pela agência melhor para o desenvolvimento dos seus negócios e lucro dos sócios.
Por outro lado, um ROI muito baixo pode servir como alerta de que algumas mudanças e melhorias são necessárias para a manutenção da saúde financeira da empresa.
Gestão Financeira em Agências de Marketing e tomada de decisões
No tópico anterior apresentamos três relatórios fundamentais na gestão de negócios, a DRE, o Fluxo de Caixa e o ROI.
Com base nas informações disponíveis nesses e em alguns outros relatórios, a tomada de decisão em uma agência de marketing torna-se muito mais assertiva.
Por sua vez, com decisões mais assertivas, a agência de marketing consegue crescer de forma sustentável, consolidando-se cada vez mais no mercado.
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