Índices de liquidez: quais são e como analisar

Índices de liquidez quais são e como analisar

Os índices de liquidez são conceitos que os gestores devem conhecer  para administrar seus negócios com maior tranquilidade e segurança.Portanto, liquidez é a facilidade de converter um ativo em caixa, a contabilidade da empresa está sempre em um cenário favorável.

A seguir iremos demonstrar os principais índices, com os quais será possível identificar sua forma de definição e cálculo. Leia com bastante atenção. 

Índices de Liquidez: definição 

Esse é um índice financeiro que ajuda a verificar a qualidade de crédito e a capacidade financeira de uma organização para cumprir suas obrigações contidas em passivos de curto prazo. Sendo assim, os índices só podem ser calculados usando dados de ativos e passivos atuais, pois fórmulas específicas contendo esses valores precisam ser postas.

Consequentemente, é necessário obter informações de balanço para chegar aos índices de liquidez. Além disso, é preciso efetuar os cálculos, o gestor pode verificar a solvência da empresa, se o ativo circulante é maior que o passivo de curto prazo.

Quais são os 4 índices de liquidez?

Liquidez Corrente

Esse índice reflete a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo. Usualmente inclui grande parte dos pagamentos da empresa, o que é um bom indicador do fluxo de caixa.

A liquidez corrente é calculada dividindo o ativo circulante da organização por (ativos de curto prazo, ou seja, menos de um ano) com passivos de curto prazo (como os impostos,os  fornecedores e os empréstimos).

Liquidez Seca

O índice de liquidez seca é bastante parecido com o índice de liquidez normal. O que difere é que as ações não são orçadas como capital de giro. No entanto, nem sempre os estoques figuram ativos vinculados diretamente ao capital de uma empresa. 

Por isso,  em sua fórmula usamos o ativo circulante menos o estoque dividido pelo passivo circulante. Consequentemente, ela fornecerá resultados que refletem a verdadeira liquidez do capital de giro, mesmo que não sejam vendidos ou usados  produtos do estoque.

Liquidez Imediata

São os ativos imediatos, ou seja, qualquer valor que a organização possa usar de imediato como dinheiro, valores de contas correntes, investimentos, divididos pelo seu passivo circulante, representando a maneira da empresa de lidar com emergências financeiras. 

Uma liquidez de curto prazo boa significa, portanto, uma preparação ideal para contingências financeiras de forma rápida e sem perdas significativas.

Liquidez Geral

Contém todos os ativos da empresa, incluindo os fixos, portanto o cálculo inclui ativos e passivos que excedem a estimativa do balanço de um ano.  A principal vantagem do índice de liquidez geral é que ele permite monitorar se a liquidez da empresa aumentou ou diminuiu nos últimos anos.

A Liquidez Geral é a soma do Ativo Circulante mais o Realizável a Longo Prazo dividido pela soma do Passivo Circulante  e do Não Circulante.

Índices de Liquidez: Conclusão 

A administração de uma organização exige grande percepção e habilidades analíticas dos gerentes. Por isso, é fundamental entender o que é um indicador de liquidez e como ele funciona. 

Agora que você já conhece melhor o índice de liquidez, leia nosso artigo sobre Métrica e indicadores financeiros para o seu negócio.