Indicadores financeiros são métricas muito precisas que medem como está a situação da empresa, quais foram os lucros obtidos, e estratégias para aumentar suas vendas.
Toda e qualquer empresa visa ter um negócio com lucratividade e vários clientes pagantes. No entanto, para chegar nesse resultado existem estratégias que o gestor precisa adotar.
Os indicadores financeiros permitem um olhar analítico do gestor na tomada de decisões em seu negócio, além de avaliar a saúde financeira de seu empreendimento.
Confira neste artigo como funcionam os indicadores financeiros e qual o ideal para o seu negócio!
Indicadores financeiros: entenda sua importância
Os indicadores financeiros são métricas utilizadas na empresa para medir o desempenho da mesma. Em outras palavras, é um controle para apurar a situação financeira do empreendimento.
Ou seja, os indicadores financeiros são os responsáveis por informar os custos de operação da empresa, os lucros obtidos e principalmente averiguar se o caixa da companhia está em dia.
Através dessas informações o gestor tem total poder de tomar decisões, seja para aumentar o seu lucro ou rever estratégias para subir seus números.
Quais são os indicadores financeiros utilizados em negócios?
Existem diversas formas de medir os resultados de um negócio. Cada gestor usa o indicador que mais se adequá a sua empresa.
Confira alguns dos indicadores:
Margem de Lucro
A margem de lucro é um dos principais indicadores utilizados. Ele funciona com a porcentagem de seus custos adicionados no valor do produto.
Ou seja, o gestor embute no preço final os custos de impostos mais o valor que deseja ganhar com a venda deste produto.
Faturamento
Esta talvez seja a forma mais comum utilizada por empresas de todos os portes. O faturamento consiste em todos os valores dos produtos vendidos com a sua principal atividade.
Capital de Giro
O capital de giro é outra ferramenta que, quando bem utilizada, traz resultados satisfatórios ao negócio.
O capital de giro é nada menos que uma reserva de caixa para pagamento de contas enquanto a empresa não consegue se pagar.
Liquidez corrente
Já a liquidez corrente é o indicador usado para verificar a capacidade da empresa em arcar com despesas de curto prazo.
Isto é, mede o desempenho de cumprir com as obrigações em um curto período de tempo. Geralmente, é utilizada para atrair investidores.
Lucro Líquido
O lucro líquido é o valor deduzido de custos fixos e variáveis, ou seja, contas necessárias para as atividades da empresa.
Este valor é o que restou do faturamento, ou seja, este controle ajuda o gestor a enxergar quais são suas despesas e qual o lucro obtido após deduzir elas.
Conclusão
Independente do porte, todas as empresas almejam um resultado idêntico: o lucro.
No entanto, para entender exatamente como obtê-lo é necessário entender quais caminhos o empreendimento deve percorrer.
Para te ajudar a achar o indicador financeiro certo para o seu negócio, você pode contar com a Near You.