O que o planejamento estratégico pode agregar às empresas?

planejamento estratégico

Planejamento estratégico é a chave do sucesso de qualquer projeto, especialmente na vida corporativa. Para alcançar patamares maiores, é preciso saber claramente para onde deseja ir e como fazer isso. Parece simples, mas não é, demanda muita visão do negócio e conhecimento do setor.

Mas, afinal, o que seria o tal do planejamento estratégico que vai garantir valor e crescimento para sua empresa? É um plano de negócios, com objetivos muito bem definidos para curto, médio e longo prazo, que vai te guiar para a direção certa e viabilizar processos. 

Primeiramente, estabelece os resultados desejados, analisa as ferramentas possíveis e prioridades. Depois de determinada a rota, se desenvolve a estratégia para chegar lá. 

O planejamento estratégico garante que a empresa possa otimizar seu tempo e recursos, identificar problemas e soluções, além de colocar toda equipe alinhada no mesmo propósito.

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O que o planejamento agrega?

Quando falamos de planejamento estratégico temos que ter em mente oque ele pode proporcionar para sua empresa, e os benefícios são inúmeros. Além de ajudar a empresa a crescer, o planejamento estratégico pode te fazer entender melhor como realizar esse processo a partir da situação que a empresa se encontra.

Basicamente o planejamento estratégico faz a empresa sair do ponto A ao ponto B de forma ágil, assertiva e eficaz. Isso pode trazer muita vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, te faz rejeitar tudo aquilo que não faz parte do objetivo da empresa, e traz foco ao crescimento do negócio.


Quando e como fazer um planejamento estratégico?

A periodicidade depende de cada empresa e seus objetivos, mas, geralmente, o planejamento estratégico é feito anualmente, no final de ano e início do ano seguinte para que a nova etapa já seja iniciada dentro do propósito e com os desajustes do ano anterior melhorados para a empresa ser cada vez mais assertiva em suas ações. 


1- Organize as informações e pessoas envolvidas

O primeiro passo é reunir o máximo de informações sobre sua empresa, como desempenho dos períodos anteriores, momentos em que poderiam ter tido resultados melhores, entraves e erros do passado, dados do mercado e da concorrência, etc.

Junte-se com sua equipe para analisar e discutir cada uma dessas informações para traçarem as metas e melhorias a serem alcançadas. O papel de cada um também deve estar claro. Delegar tarefas é importante para não sobrecarregar as gestões e potencializar as capacidades de cada um. Crie processos e campanhas para manter essa equipe engajada e motivada com os objetivos da empresa. 


2- Agilidade de Feedback

Simultaneamente, sempre que algo estiver precisando ser ajustado com um departamento ou colaborador esse ajuste precisa ser o maior ágil possível para que os processos continuem dentro da ordem e mantenham o resultado esperado dentro da empresa.


3- Estabeleça as métricas de referência

Quais são os dados de sua empresa que definem se ela está indo bem ou em um caminho incerto? Quais são as metas e prazos definidos? Essas informações precisam estar claras e acompanhadas periodicamente, mediante análises e reflexões para serem lapidadas. A mensuração das métricas estabelecidas é essencial para a melhoria contínua e otimização de recursos que podem estar sendo direcionados para o alvo errado. 


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