O que são finanças corporativas e quais ferramentas usar?

O que são finanças corporativas e quais ferramentas ajudam no seu gerenciamento?

As finanças corporativas dizem respeito a tudo que envolve o capital de uma empresa. Na prática, são todas as atividades financeiras do negócio.

Para se administrar um negócio, é necessário ter uma gestão de finanças competente, sendo bastante útil a  utilização de ferramentas que auxiliem a empresa. 

Confira neste artigo tudo sobre finanças corporativas e suas ferramentas. 

O que são finanças corporativas? 

As finanças corporativas são procedimentos de gestão que vão muito além das contas a pagar e receber.Isto é, as finanças corporativas são nada menos que gerir todo o dinheiro da empresa em todos os setores. 

Essa gestão engloba todas as atividades financeiras de uma empresa e este procedimento de controle é muito útil se feito ao final de cada ano. Com essa ferramenta, gestores podem apurar os lucros ou prejuízos obtidos, além de poder traçar estratégias que envolvem o crescimento e organização das finanças e da empresa no geral.

Quais são as principais ferramentas utilizadas nas finanças corporativas?

Quando se fala em administrar e controlar todos os recursos financeiros de uma empresa, é de suma importância focar em uso de ferramentas para otimizar e agilizar o processo. Confira abaixo as mais utilizadas: 

1- Fluxo de caixa

Para ter um controle apurado e periódico das finanças, o fluxo de caixa é indispensável. Esta ferramenta faz o controle de todas as entradas e saídas de recursos e este controle ajuda a verificar a saúde da empresa e auxilia o gestor na tomada de decisões sobre o rumo da empresa. 

2- Auditoria Interna

Esta é uma ferramenta que serve para empresas de qualquer porte. A auditoria interna consiste em uma reunião pela equipe interna ou por terceirizados. Se baseia na reunião de documentos financeiros, a equipe faz uma análise apurada de erros que foram cometidos e principalmente de soluções e melhorias das finanças. 

O objetivo é analisar o desempenho de como andam as finanças corporativas do negócio, verificar possíveis riscos e propor alternativas eficazes de estruturar os recursos. 

3- Sistema Integrado

Esta é uma opção de ferramenta que serve para qualquer empresa. O sistema integrado pode ser uma solução para organizar as finanças. Sendo assim, uma base de dados se forma, onde processos das finanças corporativas são automatizados. 

Com isso, o controle das finanças fica organizado, além de desburocratizar e eliminar procedimentos anteriormente obsoletos. O sistema investe em modernizar e principalmente facilitar na hora de contabilizar as finanças gerando uma alternativa totalmente segura e um processo otimizado. 

Conclusão 

Gerir as finanças corporativas é um processo amplo e bastante trabalhoso, pois dá conta de todos os recursos de um empreendimento. Sendo assim, é ideal contar com soluções que otimizem o tempo executando as tarefas de forma mais prática. 

Para ajudar a sua empresa nas melhores soluções de gestão financeira, conte com a Near You.