Você sabe o que é preciso para elaborar um orçamento empresarial? Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo para auxiliar você nesse processo.
O orçamento é um documento essencial para a organização e planejamento financeiro das organizações, pois é capaz de apresentar uma previsão completa de receitas e despesas para determinado período.
Sabemos que empreender é um grande desafio, no entanto, ao utilizar as ferramentas certas, é plenamente possível alcançar o sucesso e a lucratividade.
Uma das ferramentas que você precisa para alcançar tais objetivos é o orçamento empresarial, sendo assim, não deixe de conferir o passo a passo apresentado abaixo.
1.Reúna informações de períodos anteriores
O primeiro passo para elaborar um orçamento empresarial é a realização de um diagnóstico da empresa, começando pela coleta de informações sobre os anos anteriores.
Para maior assertividade e precisão, você pode utilizar dados e estatísticas do ano anterior ou se possível dos últimos três anos para identificar, dentre outros, os seguintes valores:
- Valor médio das vendas e outras receitas;
- Lucro médio do período;
- Valor médio das despesas;
- Períodos de sazonalidade nas vendas.
2.Faça uma projeção de receitas
Com a média de vendas e receitas dos períodos anteriores em mãos, faça uma projeção realista de receitas para o próximo ano ou período em análise.
Lembre-se que o seu orçamento precisa ser realista, portanto, evite cair na tentação de majorar as receitas, em caso de dúvidas, a melhor alternativa é subestimar as receitas.
3.Liste todas as despesas
Na sequência, liste todas as despesas previstas para o próximo ano, com base na média dos períodos anteriores.
Por sinal, vale destacar que esse é um bom momento para realizar análises e verificar se existe algum tipo de despesa que pode ser reduzida ou eliminada no próximo ano.
Como todos nós sabemos, quanto menor o volume de despesas, melhor para a lucratividade e os resultados da empresa.
4.Defina objetivos e metas
Após reunir e analisar dados estatísticos e elaborar um orçamento empresarial com base nos dados de períodos anteriores, procure estabelecer metas e objetivos para o próximo ano.
Utilize os números do orçamento em elaboração e as estatísticas que você tem em mãos para definir metas de crescimento de receitas e também relacionadas à redução das despesas.
No entanto, procure ser realista, pois para que possam contribuir de forma efetiva para o sucesso do negócio as metas precisam ser compatíveis com a realidade, capacidade financeira e recursos da empresa.
5.Utilize um software financeiro
Por fim, vale destacar que você não deve elaborar um orçamento empresarial para deixá-lo guardado a 7 chaves, utilize um software de gestão financeira para acompanhar a sua evolução.
Relatórios e estatísticas vão ajudar a medir se a sua empresa está no caminho certo para cumprir as metas do orçamento.
Em alguns casos, pode ser preciso rever alguns números para garantir o equilíbrio financeiro e os resultados dos negócios.
Procurando suporte e serviços completos em gestão financeira empresarial? Conte com o time de especialistas da Near You BPO, entre em contato conosco!