Um sistema de gestão financeira não apenas manterá sua empresa longe de problemas, mas certamente dará mais controle aos gestores. Como resultado, uma pesquisa publicada no Finances Online revelou alguns dados bastante surpreendentes.
Dizendo que a maioria das empresas (21%) está mudando sua cultura financeira e contábil para fins de marketing e vendas, não de controle. Quer dizer que os aspectos financeiros e comerciais devem coincidir para aproveitar ao máximo.
Sistema de Gestão Financeira: a definição
Um sistema de gestão financeira é uma ferramenta que controla o dinheiro de uma empresa, geralmente entregue como software como serviço (SaaS). Isso significa que, quando uma empresa concorda em usar esse serviço, ela deve pagar uma taxa anual ou mensal.
Como resultado você recebe implementação, manutenção e suporte técnico completos e, em alguns casos, treinamento de equipe. Como veremos adiante, quando falamos de sistemas de gestão, não estamos falando de custos, mas de investimentos na empresa.
Com base nisso, a empresa se organiza, integra campos e processos, otimiza recursos e trabalha em direção aos objetivos estratégicos.
Principais características de um Sistema de Gestão Financeira
Da mesma maneira, um sistema de gestão financeira só pode ser bem utilizado se você conhecer suas principais características. Os sistemas financeiros também podem gerenciar dados fornecidos pela empresa, enquanto geram insights de negócios a partir deles.
Automação
É raro encontrar um especialista em finanças que não esteja cansado de emitir notas fiscais, redigir documentos contábeis ou relatórios. É um trabalho importante, mas tedioso, ou seja, algo que pode nos fazer errar com maior frequência.
Logo, uma das soluções encontradas é a implantação de sistemas de gestão financeira, automatizando o dia a dia para que os profissionais da empresa possam focar em tarefas mais estratégicas.
Gestão de inventário
As rotinas de inventário exigem um controle mais rígido, isso porque há uma transição contínua entre o estoque e o cliente, o que gera um fluxo financeiro.
Sem contar as atividades operacionais, principalmente montagem, embalagem e entrega de mercadorias. Um sistema de gestão integrado e automatizado coloca informações precisas e de alta qualidade na palma da sua mão.
Controlar o fluxo de caixa
Não é exagero dizer que não existe gestão financeira sem fluxo de caixa. Este é, aliás, um dos aspetos chave que permite ao sistema fazer o controle, check-in, check-out, e conciliação bancária.
Conclusão
Logo a tecnologia existe para ajudar as empresas a funcionarem de forma mais automatizada e burocrática. Nesse caso, um sistema de gestão financeira é um ótimo exemplo de solução para ajudar a organizar, planejar e controlar o fluxo de caixa.
Além dos fluxos de contas a pagar, investimentos, contratos e demais etapas da gestão financeira. Com a produtividade e eficiência de um sistema integrado, sua empresa sempre pode tomar decisões mais estratégicas.
Portanto, caso queira maiores informações sobre o assunto entre em contato e aproveite para conhecer os serviços da nearyou.