Por mais que muitas pessoas pensem que não, é obrigatório o envio do extrato financeiro para a contabilidade.
A pergunta mais comum acerca do assunto é: mas porque sou obrigado a enviar? Simples, toda movimentação de uma empresa precisa ser contabilizada e enviada ao governo através da receita federal.
Para entender um pouco mais sobre como funciona o envio deste documento que é tão importante, continue lendo este texto até o fim.
Extrato financeiro: a importância de enviar corretamente
O objetivo de ter a contabilidade em uma empresa é justamente saber como anda a saúde financeira da empresa. É papel do contador orientar aos donos com informações precisas sobre a situação do empreendimento.
Para que tudo ocorra da melhor forma possível, todos os documentos precisam ser enviados mensalmente a contabilidade, veja quais:
- Valores recebidos;
- Valores pagos;
- investimentos;
- cartões de crédito
Lembrando que todos esses valores se referem somente a movimentações da empresa. Jamais se deve confundir com despesas pessoais.
Por isso é de extrema importância que cliente e contador estabeleçam uma relação de confiança.
Com os números do que entrou e saiu corretamente no período, o contador faz a apuração dos impostos a serem pagos, além de deixar a situação da empresa regularizada.
Qual a relação entre o contador e o cliente?
No momento em que uma companhia contrata os serviços de um contador (profissional responsável pela gestão do negócio), é de suma importância que entre as partes haja total confiança.
Da parte que se refere ao contador – apurar todos os documentos enviados pela companhia e transmitir em tempo para os órgãos competentes;
Da parte que se refere ao cliente – fornecer todas as referências solicitadas pelo contador.
O objetivo é que o mesmo entenda a situação da empresa bem como calcule todos os riscos, fiscalize se a mesma está legalizada e forneça documentos autênticos e verídicos ao governo.
Quais são as consequências de não enviar o extrato financeiro?
Como falamos acima, é obrigatório enviar o extrato financeiro de movimentações para a contabilidade.
Caso contrário, a receita federal pode implicar multas e a depender da situação de uma empresa, ela pode inevitavelmente encerrar suas atividades.
Para explicar melhor este conceito, é necessário saber que a receita implantou um programa de recolhimento de todas as atividades que uma empresa tem, ele se chama SPED.
Através desde sistema os órgãos entendem como aquela empresa opera e isso inclui suas movimentações.
Por isso, nesse sentido, é necessário que a contabilidade e os órgãos competentes estejam alinhados com as informações de transações da companhia.
Conclusão
Não tem jeito: todas as empresas, (independente do seu porte), precisam ter uma contabilidade para apurar, monitorar e cuidar do seu negócio.
Por isso, é imprescindível que a relação entre contador e cliente seja o mais próxima e ética possível.
Com o extrato financeiro enviado a contabilidade, uma companhia está segura a não sofrer penalidades e prejudicar o seu negócio.
Se precisa dar um start no seu empreendimento você pode contar com a Near You – gestão financeira perfeita para o seu negócio!
Fale com algum dos nossos especialistas e coloque em prática suas ideias.